Perguntas Frequentes


 

Resumimos, nessa página, as perguntas – e respectivas respostas – mais frequentes que vimos recebendo acerca do nosso “Programa de Pré-Aceleração para StartUps Inovadoras”. Procure aqui suas respostas e, caso você ainda precise de esclarecimentos adicionais, contate-nos!

 

  1. O que é uma “Aceleradora”?
  2. Qual a diferença entre “Pré-Aceleração”, “Aceleração” e “Incubação”?
  3. Qual a distinção entre a InFolk e outras aceleradoras?
  4. Qual o resultado da pré-aceleração na InFolk – qual o “produto final”?
  5. A InFolk cobra por seus serviços?
  6. A InFolk – como outras aceleradoras – terá alguma participação societária em minha startup? Quanto?
  7. Haverá um DemoDay onde apresentarei meu projeto a investidores?
  8. Qual o modelo de participação societária dos investidores (e da InFolk)?
  9. Por que a InFolk precisa de alguma participação societária em minha nova empresa?
  10. Como sei se o “Programa de Pré-Aceleração para StartUps Inovadoras” da InFolk é o ideal para minha startup?
  11. Que critérios de seleção são utilizados pela InFolk para escolher as startups participantes no Programa?
  12. Qual o ramo de atividade que minha startup deve ter para entrar no programa?
  13. Caso eu tenha mais de um projeto/startup, devo efetuar mais de uma inscrição?
  14. Caso meu projeto/startup tenha mais de um sócio interessado, devo efetuar mais de uma inscrição?
  15. Devo estar presente em São Paulo em período integral durante o programa?
  16. O Programa restringe-se à  a participação de startups e empreendedores da região de São Paulo?
  17. Existe alguma garantia de que a InFolk ou meus colegas não copiarão meu projeto/ideia?
  18. Meu modelo de negócios não adere à Access Economy 2.0 mas eu gostaria de participar. É possível?
  19. Não gostaria de participar de um programa de aceleração, apenas preparar minha empresa para o mercado com a InFolk. Isso é possível?
  20. Quando e onde ocorrerá a próxima edição do Programa?

 


O que é uma “Aceleradora”?

Aceleradoras são iniciativas que, como incubadoras, objetivam (auxiliar n)a criação, desenvolvimento e/ou potencialização de empresas a partir de ideias, projetos ou empreendimentos em seus estágios iniciais de crescimento – agregando estrutura, treinamento, networking e investimento, pelo qual, usualmente, recebem participação acionária de suas aceleradas.



Qual a diferença entre “Pré-Aceleração”, “Aceleração” e “Incubação”?

Em resumo, enquanto as “incubadoras” mantêm seu foco em infraestrutura e networking técnico (corpo de suporte), as “aceleradoras” tendem a concentrar-se na capacitação de empreendedores, networking e captação de investimento – em nível de “venture capital”. Por sua vez, as pré-aceleradoras – ou programas de pré-aceleração (dentro de aceleradoras ou incubadoras) – destinam-se a prover empreendedores técnicos (especialistas nas áreas-fim de suas startups) de conhecimentos em gestão, auxilia-los na modelagem de seus projetos e apresentações, estruturar suas empresas (através de infraestrutura e rede de parcerias), formalizá-las junto a órgãos fiscais e contábeis e, eventualmente, habilitá-las à captação de crédito ou investimento em nível de “seed capital”. Em outras palavras, a “pré-aceleração” objetiva otimizar recursos de bootstrap (investimento do próprio empreendedor) a fim alcançar investimentos de “seed capital” (anteriores ao “break even”, antes de a empresa “render lucros”), enquanto a “aceleração”, amiúde, otimiza recursos advindos do “seed capital” a fim de alcançar investimentos de “venture capital” (quando a empresa já lucra mas precisa crescer).



Qual a distinção entre a InFolk e outras aceleradoras?

A InFolk é uma iniciativa sem fins lucrativos e, por consequência, ao contrário de iniciativas concorrentes, NÃO RECEBE PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS ACELERADAS (percentuais) até a efetiva captação de recursos – a InFolk busca auxiliar seus empreendedores a otimizarem os recursos que aplicam em seu empreendimentos através da oferta de pacotes de serviços abrangentes, acessíveis e efetivos. Enquanto ONG, o foco da InFolk é a preparação de empresas de sucesso acordes à Access Economy 2.0 – esta é sua ideologia social!



Qual o resultado da pré-aceleração na InFolk – qual o “produto final”?

Após o “Programa de Pré-Aceleração para StartUps Inovadoras”, dependendo do pacote de serviços ao qual o empreendedor teve sua startup inscrita, seu resultado será uma empresa completamente sólida: conhecimentos técnicos de gestão, empresa apropriadamente constituída (do ponto de vista jurídico-contábil – com Contrato Social/ByLaws e CNPJ/EIN), com endereço, serviço de telefonia de última geração, website e serviço de eCommerce, apresentação visual acorde aos mais altos padrões de qualidade e, possivelmente, “seed capital”.



A InFolk cobra por seus serviços?

De acordo com o Pacote de Serviços, a InFolk cobra taxas de gestão e o custo repassado por seus fornecedores: instrutores, agências governamentais, consultores, advogados, contadores, designers, programadores, jornalistas e serviços diversos em infraestrutura. O valor do Pacote de Serviços InFolk resulta, pois, mais acessível que a aquisição dos mesmos serviços prestados, isoladamente, por cada profissional.



A InFolk – como outras aceleradoras – terá alguma participação societária em minha startup? Quanto?

Caso sua startup não receba qualquer aporte por parte de nossos investidores, a instituição não reterá qualquer percentual de sua empresa. Entretanto, a InFolk reterá 10% das empresas aceleradas (além da participação dos investidores – em torno de 10%) exclusivamente ante o aporte de “seed capital” por parte de nossa rede de investidores parceiros. Tal participação reflete o compromisso continuado da InFolk junto aos acelerados e investidores em conduzir seus usuários ao crescimento! A InFolk mantém programas e pacotes de serviços de aceleração destinados à otimização, também, de seu “seed capital”.



Haverá um DemoDay onde apresentarei meu projeto a investidores?

Sim, no último dia do Programa, reuniremos um corpo de investidores especializados em Access Economy para ouvir atenciosamente a apresentação de sua StartUp – a partir de então, caso escolhida, sua empresa receberá “seed capital” e passará a compor a carteira InFolk de “aceleradas”.



Qual o modelo de participação societária dos investidores (e da InFolk)?

Embora cada investidor tenha sua prática peculiar de participação, temos percebido, mais comumente, a celebração de contratos onde o valor das cotas de participação na empresa acelerada são fixados em determinado preço para um investidor específico (o usual “Contrato de Opção”) – tal arranjo jurídico parece-nos seguro a ambos: investidores e empreendedores. A InFolk, por sua vez, mantém seus serviços e sua mentoria no que tange à Análise de Cenários Futuros e à Access Economy, garantindo à sociedade, aos investidores e aos próprios empreendedores, sucesso e longevidade em suas iniciativas.



Por que a InFolk precisa de alguma participação societária em minha nova empresa?

Assim como você, nós somos empreendedores… mas somos empreendedores sociais. A InFolk é nossa maneira de mudar o mundo… e sua startup será nossa parceira. Esse é o motivo de cedermos nosso expertise, nossa rede de parcerias e nossa metodologia à sua empresa por valores tão inferiores ao mercado. Nosso programa irá melhorar suas chances de sucesso e investimento… mas o sucesso em sua iniciativa e captação é a nossa forma de continuarmos parceiros; de continuarmos orientando sua empresa em direção ao nosso ideal preconizado e, também, de tranquilizarmos nossos investidores quanto ao sucesso em seu investimento. É o chamado “Jogo de Soma Não-0”.



Como sei se o “Programa de Pré-Aceleração para StartUps Inovadoras” da InFolk é o ideal para minha startup?

O Programa é ideal para sua startup quanto mais incipiente for sua iniciativa: uma ideia, um projeto ou uma empresa que sequer efetuou seus registros contábeis junto à Receita Federal ou Prefeitura. Quanto mais próxima da Access Economy, melhor! Aconselhamos a leitura cuidadosa da seção “Foco e Aderência” (em nossa homepage). Lembre-se apenas que você não economizaria mais se solicitasse cada serviço fornecido pela InFolk em separado. Dessa forma, o Programa é ideal para toda e qualquer startup que deseje integrar a Access Economy e/ou necessite estruturar-se adequadamente acorde aos serviços apresentados.



Que critérios de seleção são utilizados pela InFolk para escolher as startups participantes no Programa?

Como iniciativa piloto, o Programa está aberto a todas as startups inscritas até o número de 50 (cinquenta) – escolhidas por ordem de chegada.



Qual o ramo de atividade que minha startup deve ter para entrar no programa?

A InFolk não apresenta preferências quanto ao ramo de atividade. Sua startup é sempre bem vinda! Apenas, por questões ideológicas, evitamos vincular a marca a negócios relacionados ao extrativismo de madeira, couro, carne bovina e suína, álcool, tabaco e drogas ilícitas, pornografia, armas e jogos de azar.



Caso eu tenha mais de um projeto/startup, devo efetuar mais de uma inscrição?

Sim, o Programa tutela uma única iniciativa por participação.



Caso meu projeto/startup tenha mais de um sócio interessado, devo efetuar mais de uma inscrição?

Sim, no entanto, a inscrição do segundo sócio é feita através do Pacote Teamster: 25% abaixo do Pacote BootStrap – com as mesmas características do pacote principal e benefícios adicionais.



Devo estar presente em São Paulo em período integral durante o programa?

Os encontros instrucionais ocorrem uma vez por semana e, as mentorias, uma ou duas vezes a cada quinzena. Todos os encontros e mentorias (coletivas ou individuais) são presenciais e realizados em São Paulo (capital). Embora seja preferível acompanhar-nos de perto, caso você resida fora da capital paulista, pode, opcionalmente, dirigir-se semanalmente até nossos pontos de encontro e frequentar o Programa, ainda assim, satisfatoriamente.



O Programa restringe-se à participação de startups e empreendedores da região de São Paulo?

A capital paulista concentra mais de 10% da população brasileira e representa, além do maior PIB da federação, o ambiente mais propício ao empreendedorismo por questões mercadológicas e sócio-culturais – por isso escolhemos a região metropolitana de São Paulo para as edições 2018-1 e 2018-2 do Programa de Pré-Aceleração de StartUps Inovadoras InFolk. Portanto, preferencialmente, sim – no estado de São Paulo, pelo menos. Caso sua empresa não esteja em São Paulo ou você não deseje instalá-la nesse estado, aguarde a iniciativa em sua região. A edição 2019-1, abrangerá também a região metropolitana do Rio de Janeiro e encontra-se, atualmente, em avançado estágio de desenvolvimento. Acompanhe-nos!



Existe alguma garantia de que a InFolk ou meus colegas não copiarão meu projeto/ideia?

Sim. Todos os inscritos assinam um NDA – Non Disclosure Agreement (Acordo de Confidencialidade) antes iniciarmos as atividades do Programa; dessa forma todos compartilham, colaboram e incentivam seus pares sem riscos de terem suas ideias e empreendimentos copiados. Não obstante, a InFolk mantém, ainda, seu programa interno de mediação e arbitragem – instância adicional ao conflito judicial – e compromete-se solidariamente na promoção do entendimento entre as partes nos casos de eventuais infrações relacionadas aos acordos de confidencialidade firmados no contexto do Programa.



Meu modelo de negócios não adere à Access Economy 2.0 mas eu gostaria de participar. É possível?

Sim. Todas as empresas são bem vindas à edição 2018-2 do Programa. Conquanto futuras edições deverão ser mais criteriosas quanto a questões de aderência à Access Economy 2.0, presentemente, basta à InFolk que o empreendedor, projeto ou empresa estejam dispostos a compreenderem e adaptarem seu modelo de negócios a esse novo paradigma. Seja seu negócio um foodtruck, uma agência de modelos ou o futuro do eCommerce, você é bem vindo à InFolk.



Não gostaria de participar de um programa de aceleração, apenas preparar minha empresa para o mercado com a InFolk. Isso é possível?

Sim. Obviamente. Na InFolk você não é obrigado a coisa alguma. 😉 Além dos pacotes “BootStrap”, “BootStrap+” e “Teamster” – que envolvem a participação coletiva ou individual no curso “Desenvolvimento e Gestão de Projetos Empresariais” -, a InFolk oferece as alternativas “JetSet”, “JetSet i18n” (focada no mercado exterior) e, ainda, a “Office”: para quem já tem uma empresa e apenas deseja manter uma filial em São Paulo com a gestão InFolk. A InFolk existe para facilitar a vida do empreendedor. Conte conosco!



Quando e onde ocorrerá a próxima edição do Programa?

Em 2018-2 (São Paulo) e 2019-1 (São Paulo e Rio de Janeiro). As datas exatas de inscrição e início das próximas edições serão publicadas com bastante antecedência. Acompanhe nosso website!

<br /><hr width="10%" style="border: 1px solid #880000">- compartilhar | share -
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Pin on Pinterest
Pinterest
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email
Print this page