Recentemente participei de uma breve campanha de captação de fundos para uma StartUp e algo me chamou a atenção: os motivos que frustram a captação de investimentos nessa fase são, na maioria das vezes, ensejados pelos próprios empreendedores. Resolvi, pois, repassar algumas dicas simples àqueles que buscam Seed Capital:

1. Você está VENDENDO uma IDEIA! Logo, você é o vendedor e seu investidor é o cliente. Ele precisa certificar-se de sua qualidade, estabilidade e potencial de crescimento… e pode pedir a informação que quiser e a hora que quiser. Respeite seu tempo, suas idiossincrasias e seus protocolos. O bom atendimento ao investidor (ou seus intermediários) é essencial ou “ele vai comprar em outra loja”. Ele é o cliente!

2. Você está VENDENDO suas COMPETÊNCIAS! Por mais brilhante que seja sua ideia, você ou suas parcerias sólidas são seus executores. Se você é inapto nos quesitos técnicos ou sociais, busque parceiros hábeis! E não se esqueça, graças ao efeito Dunning-Kruger, sua auto-percepção pode ser péssima (um viés cognitivo recorrente nessa área). Ulteriormente, se você julga que a sua oportunidade é tão valiosa que o investidor deveria estar desesperado por você, sinto muito, você vai continuar no bootstrapping! Certo?

Comments are closed.